sábado, 13 de abril de 2013

Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição- Sevilha Contabilidade


Ponto de Equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio de uma empresa pode ser definido como o nível de suas vendas, tanto em quantidade (física), quanto em valor ($), no qual a mesma opera sem lucro ou prejuízo. Sua classificação divide-se em Ponto de Equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro.
Segundo Martins (2001, p. 273):
O Ponto de Equilíbrio (também denominado Ponto de Ruptura – Break-even Point) nasce da conjugação dos Custos Totais com as Receitas Totais. Estas, numa economia de mercado, têm uma representação macroeconômica também não linear; isto é, para um mercado como um todo – de computadores, por exemplo -, tende a haver uma inclinação para menos, já que cada unidade tenderia a ser capaz de produzir menor receita. Para uma empresa em particular, é quase certo que isso não ocorra, por ter ela um preço fixado para seu produto, fazendo com que sua receita total seja tal preço vezes o número de unidades vendidas.
De acordo com Padoveze (2006, p. 278) o ponto de equilíbrio é o momento onde não ocorre lucro nem prejuízo para a empresa, ou seja, o “volume que a empresa precisa produzir ou vender para que consiga pagar todos os custos e despesas fixas, além dos custos e despesas variáveis em que necessariamente ela tem de incorrer para fabricar/vender o produto.”


Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição- Sevilha Contabilidade

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